domingo, 24 de janeiro de 2010

Tatuagem

Pra quem não sabe e gosta de saber, Chico Buarque costumava escrever através de um eu-lírico feminino. Eu não sei bem o que leva um homem a fazer isso, mesmo que ele tente justificar, mas como bem disse Caetano Veloso (que cá pra nós está um gato neste vídeo), isso se torna genial, e eu diria corajoso.

Seja por fazer com genialidade ou por conseguir expressar sentimentos tão femininos com fidelidade, seja por se propor a ao menos tentar se aproximar desse ideal, seja por qualquer outra hipótese, o fato é que o Chico é de se admirar.

E pra não dizer que não falei em Caetano, cá pra nós mais uma vez, depois do Tropicalismo, Caetano não precisa fazer mais nada da vida artística.

Agora olha só isso:


E pra quem gostou do que viu, dá uma olhada nisso:


Enquanto tem muito homem e também muita mulher tentando entender a tal da alma, Chico seguia cantando, isso não é lindo?

6 comentários:

  1. Nossa, eu sempre achei genial a ideia dele de escrever Olhos nos Olhos com eu-lírico feminino, até achava que ele tinha composto pra Maria Betânia cantar!

    ResponderExcluir
  2. agoraaa simmm eu entendiii a vossa mensagem... mais num pega ar naum pq eu sou lerdo pra entender ke ele é macho demais pra compor uma cançaum no eu-lírico feminino... é issu q vc kis dizer ne???
    huauhhuahua pq eu sou nó popular, é machu, muié, boioliss., afeminadis...uhhuahuauhauhhua

    ResponderExcluir
  3. o que eu quis dizer é o que tá dito aí!


    ...e Rafa, realmente é uma hipótese que eu nunca tinha pensado.

    ResponderExcluir
  4. PQP, tem que ser muito sutil né. O chico é lindo.

    ResponderExcluir
  5. Menina, você me assustou... Como podemos escrever as exatas mesmas coisas? Ainda que com posicionamentos - talvez - distintos? Tatuagem é uma música muito bacana, não é uma das minhas favoritas, mas eu gosto dela. Acho uma experiencia muito boa, tentar escrever sob a ótica de outros personagens... É um exercício e tanto. Só acho que as vezes existe muita pretensão em ser fiel aos sentimentos.

    ResponderExcluir

Faça o que quiser